"[...] é, eu não estou sozinha. A arte também foi feita para unir. Pra protestar. Pra seduzir. Por isso, passo a vida escrevendo. Lendo. Garimpando frases. Buscando o verso certo. A estrofe perfeita. Ou um conhecimento maior sobre mim mesma. Se estou conseguindo? Não sei. A arte nem sempre é bondosa. Um dia nos pega no colo e, no outro, nos faz enxergar o que ainda é difícil de ver. Mas tudo bem. Enquanto houver um poema pra nos consolar e uma boa canção pra nos comover, 'a gente vai levando' " (Fernanda Mello)

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

ENTREVISTA: BANDA ALEC FOO.



Edu Novaes, Bruno Correa, Elcio Ferreira e Márcio Novaes. Eles compõem a Alec Foo. A banda de indie rock (ou em português, rock independente), termo popularmente utilizado para denominar uma espécie de rock alternativo, atua no estado de São Paulo.
Com naturalidade indeterminada, Alec Foo surgiu com seus integrantes em cidades diferentes, próximas à capital paulista. Hoje, com uma formação definida, pouco tempo para os ensaios e muita força de vontade, são os nossos entrevistados:

(as perguntas foram respondidas por Edu Novaes)

- Uma pergunta clichê: de onde surgiu o nome da banda? -

Alec Foo: A sua pergunta é boa porque é obrigatória. Nomes de bandas, na maior parte das vezes, rendem assuntos curiosos sobre a escolha em si ! O nome ALEC FOO não foge dessa regra. Originalmente, se refere ao golpe SONIC BOOM do personagem Guile do game Street Fighter 2 ( jogo em que eu era extremamente viciado em minha adolescência ). Como as placas de áudio dos antigos fliperamas eram ruins, todo mundo entendia o personagem gritando "Alec Foo" na hora de desferir o golpe, então pensei que seria legal usar o nome como uma referência aos bons velhos tempos.

- Quais as bandas que influenciaram o estilo musical da Alec Foo?-

A.F: As influências variam muito de integrante para integrante. O Márcio ( baterista e meu irmão - sim, mais um caso de irmãos que tem banda juntos [risos] ), por exemplo, gosta mais de heavy metal, o Elcio ( baixista ) já é chegado mais num rock nacional e o Brunão ( o outro guitarrista ) ouve de tudo um pouco dentro do rock. Mas as vertentes deles nestes sons específicos acabam por não influenciar as composições, pois o que impera nas nossas músicas é o rock alternativo com pitadas de oitentista. Ou seja, pra citar bandas que influenciam nosso som, é melhor listá-las: Echo and the Bunnymen, U2, The Cure, Smashing Pumpkins, Queens of the Stone Age, The Strokes, The White Stripes, Franz Ferdinand, dentre outras. Se prestar bastante atenção vai perceber as influências discretinhas lá nas composições.

-Como surgiu a ideia de montar uma banda?-

A.F: Eu estou com 30 anos agora e desde moleque eu já arranhava as primeiras notas numa guitarra velha com alguns amigos. Acho que eu tinha 16 quando comecei a tocar efetivamente, mesmo que muito mal. De qualquer forma, quem gosta de rock e toca alguma coisa naturalmente já pensa em montar uma banda. Mas falando especificamente da Alec Foo, começou mais ou menos em meados de 2005, quando me juntei a alguns amigos de faculdade pra tirar um som, já que as minhas outras bandas de garagem estavam paradas. A partir daí, aconteceram mudanças de formação até chegar na atual, que já atua junta há cerca de 3 anos.

- Qual o recurso que mais utilizam para a divulgação da banda? -

A.F.: Acredito que o recurso mais utilizado seja o que todas as bandas alternativas e independentes mais usam: a internet. A democratização da informação e o fácil acesso ( tanto com relação à utilização de ferramentas de composição como divulgação ) fazem com que uma banda de garagem de Osasco possa ser curtida por uma pessoa em qualquer canto do mundo, ou seja, redes sociais, blogs e tudo mais acabam sendo um canal de divulgação eficiente e com alto alcance.

- Bandas que estão começando têm as oportunidades que merecem? -

A.F.: Essa é rápida de responder: Não. O mercado musical é completamente injusto, pois sempre foi dominado por pessoas que pensam mais no retorno financeiro do que no valor cultural. Ou seja, pouquíssimo apoio gera uma estrutura menor ainda. Incluo aí oportunidades em casas de shows ( escassas ) e espaço de divulgação em meios como rádio, por exemplo. Uma banda de pequeno porte sofre muito pra divulgar seu som pois simplesmente não há lugares suficientes para que ela possa mostrar do que é capaz. Por isso a internet se faz necessária.

- A música é uma profissão ou uma diversão? -

A.F.: Pra nós aqui da Alec Foo, apenas diversão. Um hobby, um passatempo. Não temos mais aquele ímpeto de "rockstars", isso ficou lá atrás. O que temos agora são amigos se divertindo, por mais clichê que isso possa soar. Se colhermos alguns bons frutos como retorno sobre o som da banda ( o simples fato de estar realizando esta entrevista já é um ótimo sinal de que o nosso hobby atingiu alguém de maneira satisfatória), excelente. Fico orgulhoso de compor algo que as pesoas possam ouvir e dizer: "cara, não é que esse som é bacana?".
- O que acham sobre as tendências musicais: vale a pena aderir à moda para ganhar dinheiro? -

A.F.: Não, não. Quer dizer, depende do que a pessoa pretende. Se ela quiser se engajar pelo caminho mais fácil, é simples começar a fazer o som da moda, esperar pra ser descoberta por algum produtor do momento e decolar. Ser original é mais dificil, leva mais tempo e mais paciência para alçar vôo. Eu sou totalmente contra fazer o que está na moda, mas apenas porque nunca pretendi ganhar rios de dinheiro com isso. Apesar de não gostar do som da moda, não critico quem quer se aventurar a tocar emo pra ganhar uns trocados, por exemplo. Nessas confusas palavras, só quis dizer que isso não funcionaria jamais pra mim...

- Para o meio artístico, o que são os fãs? Qual sua importância no desenvolvimenteo e sucesso de qualquer carreira?-

A.F.: Bom, se não há alguém que ouça seu som, não há retorno e logo você toca pra ninguém. E, se você sobe num palco ou grava uma música, é para que alguém ouça, certo? Então, diria que o fã ( ou melhor, generalizando: todo aquele que curte o som ) é parte crucial do processo musical. E todos os artistas, de qualquer porte, são gratos por seus fãs, pode apostar. Se existe algum fã da Alec Foo por aí, fico orgulhoso e ofereço um brinde à eles agora: CHEERS ! .






Contatos:
www.myspace.com/bandaalecfoo
www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=1269797739029939938

Nenhum comentário:

Postar um comentário